terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aprender a dizer NÃO. Enquanto vou estudando sobre os hábitos (eu não esqueci que prometi escrever quando ler mais um pouco a respeito), vou encontrando coisas interessantes pelo caminho. (Aliás, ler é sempre interessante... qualquer hora vou fazer um post de livros - rsrsrs - são tantos assuntos!) Bem, encontrei pelo caminho um artigo muito interessante sobre a dificuldade, e necessidade, de aprendermos a dizer NÃO. É fácil sermos manipulados, até mesmo por pessoas queridas, que não fazem por mal, mas dão um jeitinho de não receber um NÃO. Pode ser a irmã que fala: ando tão deprimida... preciso que alguém vá comigo ao cinema. Na verdade, o que ela está dizendo é: Se você não fizer o que eu estou te pedindo, você é uma pessoa insensível! E na verdade, nós temos o direito de não querer ir ao cinema, ou até mesmo não podermos. Também é o chefe que diz: Ah, hoje eu quero pôr meu serviço em dia... vamos ter que ficar trabalhando até tarde! Na verdade ele diz: Eu é que me atrasei, e agora você vai ter que se matar de trabalhar, sem pensar nos seus compromissos ou família! Ou ainda, a amiga que fala: vamos sair hoje... ou venha me visitar... ou alguma outra coisa do tipo, afinal somos amigas! E na verdade, o que ela diz, é: Se você não fizer o que EU QUERO, não será uma boa amiga! Todos esses exemplos, não mostram que você é egoísta. Mostram apenas que você tem uma vida e que às vezes não consegue estar tão disponível quanto o outro quer. Isso não te faz um monstro. Ao contrário, esses são exemplos de manipulação. Os pedidos são feitos para te deixar sem opção de dizer NÃO. Você fica sem graça, constrangida, e acaba fazendo um monte de coisas que não queria. E, pior. Passa o resto do dia se xingando por não ter dito um sonoro NÃO. Um dica final: use a tática do disco quebrado. Quando alguém insistir: 'você quer isso?' Responda simplesmente: 'não obrigada'. E se continuar: 'Mas, porque?' 'Porque não, obrigada.' 'Ah, mas qual o motivo?' 'Nenhum. Só não mesmo, obrigada.' 'Como assim? É ótimo prá você.' 'Obrigada pela preocupação. Mas não mesmo'. E assim vai. É você que tem que cansar o outro. E não ele a você. Não esqueça o que meu pai dizia (e eu já te contei em outro post): é melhor ficar vermelho um minuto do que amarelo a vida toda! Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário