terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gente, estou super entusiasmada pois estamos com um novo mega-master-escritor colaborando com um texto muito legal (muito obrigada, querido Eduardo Claro). O face dele é "revoltaDU". Esse rapaz vai longe, pois tudo o que tem lá é muito bem escrito e interessante. Vale à pena dar uma passadinha pra conhecer - você vai ficar fã. Quer uma palhinha? Olha que texto legal. Beijos e até amanhã. "Caros leitores, escrevo com a revolta de quem está cansado de ouvir conjugações verbais e frases erradas. Alguns pelo menos tem a consciência de que falam/escrevem errado, outros acreditam veemente que estão certos (caso mais preocupante e ao mesmo tempo predominante). Vamos à aula básica de português (sim, caso você não saiba, esta é a nossa língua oficial! É o cúmulo alguém se matar de estudar outro idioma sendo que não consegue falar nem o seu próprio corretamente): - Menas NÃO existe. - Seje, esteje e etc também NÃO. - Viagem se escreve com G e NUNCA com J. Apenas o verbo viajar escreve-se com J. - Mim não faz nada. Mim não come, mim não estuda, mim não assiste TV e nem nada disso. O correto é para EU estudar, para EU comer, etc. - Ansioso só se escreve desta forma. Qualquer outra grafia está ERRADA (vejo frequentemente casos como ancioso, anscioso, anciozo e a imaginação vai longe...) - Vc, fds, blz, qq coisa são palavras derivadas da internet. Usando-as pela internet é aceitável mas não vá me escrever desta forma em e-mails formais no seu trabalho, redações de vestibular ou em provas da faculdade. Aprenda a distinguir. - Agente escrito junto só se for o 007. O correto é nós mas no cotidiano o aceitável é o a gente de forma separada. - Pelo amor de Deus, os verbos acompanham o plural das palavras. "as minas faz", "esperei vários mês" estão completamente errados (é possível, ao ouvi-las, identificar que "algo está errado" não é?) Sinceramente, há pessoa que deveriam colocar nos seus currículos "Português básico" porque é inadmissível cometer alguns dos erros citados acima. Por favor, como já disse em outros posts, procurem ler livros, revistas e jornais. Aprenda a falar/escrever corretamente a língua do seu país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário