quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Outro dia vi uma frase assim: “viajantes não cobram a ausência dos amigos, mas celebram os reencontros”. Achei tão linda, que me deu vontade de trazê-la para minha vida. Eu não viajo tanto assim e não fico sem ver amigos por muito tempo, então transformei para minha frase em algo do tipo: “quem gosta, não cobra as falhas, comemora as qualidades.” Isso equivale a olhar o lado positivo das pessoas, dando-lhe maior ênfase. Não é diferente do que eu venho dizendo aqui! Morro de rir quando minha mãe se refere ao meu marido (e olha que é sogra falando do genro, hein?): “meu genro tem 500 defeitos, mas 1000 qualidades!”. Acho muito fofa quando ela fala isso. Pois é isso mesmo. É admitir que as pessoas tem seus defeitos, mas reconhecer que as qualidades são superiores. A partir do momento em que você começa a olhar tudo por esse prisma (e isso é um exercício, não muito fácil, no começo), as coisas começam a ficar mais leves e suaves. O outro percebe seu otimismo e também começa a melhorar. Vale à pena tentarmos agir dessa forma, pois não resolve nada e não melhora a situação, colocar ênfase nos defeitos. Outra coisa importante, e que é muito comum fazermos, é que devemos parar de nos defender acusando o outro. Veja bem, quando o outro aponta um defeito nosso, a primeira coisa que fazemos é acusá-lo de algo semelhante: “olhe só quem fala... você é muito pior”, ou “eu só ajo dessa forma, porque você também não toma cuidado (ou não cumpre a sua parte)”. Isso não passa de desculpa... e das feias. Quando pararmos de nos defender acusando o outro, ele também vai passar a nos ver diferente (mesmo que seja devagar... que demore um pouco... ele também vai aprender). Dê ênfase às qualidades do outro e não se desculpe acusando-o. Nossa, essa reinvenção é das brabas, hein? Ahahaha, mas certamente, nada que você não consiga. Querida, não esqueça: Você consegue sim... tudo o que quiser. Só não queira prá ontem. Vá treinando devagar... um pouquinho a cada dia. E quando menos esperar, será uma pessoa muito melhor e mais feliz consigo mesma. Um beijo grande e muita força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário